Quais as modalidades do motociclismo off-road?
Quais as modalidades do motociclismo off-road?
Nós amamos motos! E se você está aqui agora, lendo esse artigo, provavelmente tem essa mesma paixão. Seja on ou off-road, o motociclismo sempre nos desperta aquele sentimento bom de adrenalina e aquela vontade imensa de subir numa moto e sair fazendo manobras por aí, ainda que estejamos apenas observando.
Quando falamos em esportes radicais sobre duas rodas, existem modalidades dentro de cada uma que possuem características únicas que envolvem, até mesmo, o tipo de moto utilizado nas pistas e trilhas.
O off-road é a nossa especialidade. Uma categoria que, por si só, já é interessantíssima! Justamente pelo fato de que os circuitos percorridos pelos atletas adeptos a essa estrutura de pilotagem não são nem um pouco convencionais. Pelo contrário: o esporte off-road é praticado em estradas de terra ou terrenos “acidentados”, que fazem aumentar a dificuldade dos percursos – o que torna as rodadas ainda mais emocionantes!
Você conhece as modalidades do motociclismo off-road? Conhecendo ou não, não há dúvidas de que todas elas possuem a mesma vibe de liberdade e espírito aventureiro, ainda que sejam diferentes. Neste artigo, você vai conhecer ou relembrar algumas modalidades incríveis que se encaixam dentro de um único termo: o off-road.
Motocross
Essa é provavelmente a modalidade mais conhecida (e é a que mais falamos por aqui). O Motocross se originou na Itália, em torno de 1920, mas só se tornou popular entre os anos 50 e 60. As disputas ocorrem em pistas fechadas, em terrenos molhados, de terra, e os percursos podem chegar até 1,5 km. As corridas contam, tradicionalmente, com 40 pilotos, no máximo, e costumam durar de 20 a 45 minutos.
Freestyle Motocross
Também podendo ser chamado de FMX, o Freestyle Motocross é ainda mais intenso do que o Motocross que estamos acostumados a ver e ouvir falar sobre. Isso porque o destaque aqui são as manobras, não a velocidade dos pilotos. Aliás, as trilhas dessa modalidade são pensadas e construídas justamente para dificultar o curso a ser percorrido. Com isso, as provas disputadas contam com rampas e saltos de metal e de terra, o que proporciona aos competidores uma sequência cronometrada de manobras. Ao final das disputas, os juízes dão notas levando em consideração o nível de dificuldade da manobra e a sua execução, o melhor uso da pista e a reação do público.
Além disso, podemos dizer que o FMX é uma modalidade exclusiva, já que suas motocicletas recebem um acessório único, o “Flip Lever”. Este é um acessório removível que é preso ao guidão da moto. Você deve estar se perguntando “para que isso serve?”. E a resposta é essa: ao executar a manobra “blackflip” ou alguma variação dela, este componente funciona como uma espécie de trava e age com a finalidade de limitar a rotação do piloto em relação a motocicleta.

Supermoto
A categoria Supermoto nasceu nos Estados Unidos, na década de 1970, misturando elementos do Motocross e motovelocidade. Isto é, a disputa ocorre em um circuito misto de asfalto e terra. Além do mais, as provas são disputadas em circuito fechado, contando com 20 pilotos que usam motos de Motocross adaptadas com pneus para asfalto.
Supercross e Arenacross
No Supercross as pistas também são de terra, mas montadas em estádios ou ginásios, tendo até 1 km de extensão. No Arenacross, elas têm até 400 metros, como uma versão menor da Supercross. No entanto, as duas categorias exigem bastante dos pilotos e de suas motocicletas. Suas rampas ainda mais íngremes que as do Motocross são verdadeiras arenas que aproximam o público dos atletas.
Enduro FIM e de Regularidade
Falamos bastante em categorias, e dentro desta, temos mais duas! Sim, o Enduro é dividido em duas categorias: FIM e Regularidade. Na primeira, o percurso é feito dentro de trilhas com sinalização e o tempo é cronometrado. O piloto mais veloz é o vencedor. Enquanto isso, em Regularidade, vence o piloto que conseguir se manter dentro de uma média horária estabelecida num percurso que varia entre terra e asfalto. É por isso que a resistência do piloto é fundamental no Enduro.
Hard Enduro
O nome da modalidade já nos diz muita coisa, não? Pois é. O Hard Enduro é, digamos, uma versão mais difícil do Enduro. Nela, os competidores encontram uma parcela maior de obstáculos na trilha, tendo ainda que usar o GPS para navegar e conseguir chegar até os Postos de Controle que os organizadores definem previamente. Usando como exemplo a categoria “FIM” do Enduro, podemos dizer que em sua versão Hard os pilotos iniciam as rodadas em intervalos, e o vencedor é aquele que termina a corrida em menos tempo. Detalhe: é necessário que os pilotos passem por todos os Postos de Controle obrigatórios.

Cross Country
Similar ao Enduro FIM, no Cross Country o objetivo também é concluir o circuito no menor tempo possível. A pequena diferença é que nesta modalidade as provas são mais curtas, o que torna maior a quantidade de voltas.
No entanto, dentro do Cross Country ainda existe uma outra categoria: a Rally Cross. Esta já se difere mais do Enduro FIM, pois ainda que o objetivo seja terminar a prova no menor tempo, as dificuldades nesta modalidade são ainda maiores! Para os pilotos que amam uma aventura, o Rally Cross é um prato cheio, já que eles precisam fazer uso do GPS para encontrar os Postos de Controle em trajetos mais longos e em linha, que geralmente dura, no mínimo, três dias. Nesse caso, é necessário que acampem e continuem a disputa no dia seguinte. Bem diferente do Enduro, não acha?
Trial
Assim como o Freestyle, no Trial os pilotos são avaliados pelo nível de dificuldade das manobras, não pela velocidade. E isso não é tudo: há penalidade se tocarem o pé no chão para superar algum obstáculo. Aqui também há uma divisão de categorias, sendo elas outdoor e indoor. A primeira é realizada em espaços abertos, com obstáculos naturais, como cachoeiras, travessias de troncos, pedras, entre outros.
Já no indoor, as provas acontecem em lugares fechados, como os estádios, e a montagem de todos os desafios envolve caçambas, troncos, pedras e muito mais.
Trilha
Por último, mas não menos importante, temos as Trilhas. Essa modalidade já não tem relação com competições e é praticada como lazer pelas pessoas que praticam o motociclismo como um hobby – ou apenas por diversão. Para a prática, geralmente são usadas motos ou até mesmo quadriciclos.
O que achou de conhecer ou relembrar todas essas modalidades do motociclismo? Tem alguma que você ainda não tinha ouvido falar? E se você já é atleta de esportes radicais, aproveite o conhecimento que você acabou de adquirir para começar a praticar uma nova modalidade hoje mesmo!
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