Ergonomia no Motocross: Como escolher o guidão ideal

Ergonomia no Motocross: Como escolher o guidão ideal
Como já sabemos, o motocross é um dos esportes radicais mais desafiadores que existem. Para pratica-lo é necessário ter muito mais que paixão por adrenalina e espírito subversivo, principalmente se você tem vontade de seguir carreira na área e pilotar profissionalmente. É imprescindível que haja disciplina por parte do atleta pois, assim como em qualquer profissão, existem algumas regrinhas que devem ser seguidas, e algumas delas estão ligadas de forma direta à manutenção e preservação de seu principal instrumento de trabalho: sua moto. Essa atenção serve justamente para a segurança do piloto durante suas rodadas, já que qualquer modificação ou melhoramento que sejam feitos em sua motocicleta servem para ajudar a manter seu condicionamento físico e evitar problemas de saúde relacionados a postura e eventuais lesões que o piloto possa sofrer.
No Brasil, para conseguir participação no Campeonato Brasileiro de Motocross, além de portar a licença válida da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), é necessário também que o(a) piloto tenha conhecimento sobre as categorias disponíveis de motocicletas e classes do evento, já que sua categoria será definida com base em seu gênero e idade. Cada participante tem direito a utilização de, no máximo, duas motocicletas que estarão sujeitas a inspeção técnica, sendo examinadas e, posteriormente, aprovadas para utilização nas trilhas. Por isso, é importante que os atletas avaliem previamente e façam ajustes finos em suas máquinas, a fim de deixa-las o mais confortável possível e adequadas para seus biotipos.
Visando o melhor desempenho do piloto nas rodadas que participa, a competição também dispõe da possibilidade de fazer reparos e substituições de peças da motocicleta nas zonas de reparos da pista – os famosos “pit-stops”. Tudo isso durante a prova, em pontos estratégicos. No geral, esses ajustes podem começar pelas partes da moto que podem favorecer (ou não) a postura ideal do piloto para o off-road. Neste caso, a peça-chave aqui seria o guidão.
Como ajustar um guidão adequadamente?
Antes de qualquer coisa, é necessário encontrar o posicionamento ideal para a peça. Para isso, suba na moto. É interessante que ela esteja preferencialmente sobre um cavalete, para facilitar o manuseio do guidão. Após se certificar que atingiu a posição correta deste componente, ajuste seus manetes de embreagem e freio. O mais aconselhável é que a embreagem não fique muito virada para baixo, para que ela possa ser acionada com apenas dois dedos do lado direito. A mesma dica serve para o freio, mas é importante frisar que estes manetes têm regulagem de acionamento, por isso é possível que variem no decorrer da pilotagem, o que requer que haja uma revisão periódica.
Como escolher o guidão da moto?
Há algumas especificações que devem ser levadas em consideração ao escolher um guidão perfeito para o off-road, e o primeiro passo é entender quais são as medidas da peça. Algumas trazem, geralmente, marcações em formato de régua que podem ir para frente ou para trás. Os principais critérios a serem considerados são: comprimento, elevação, altura e área de controle.
O comprimento é uma medida variável pois depende da preferência de cada piloto no posicionamento em relação a abertura dos braços e ombros na área de controle. De modo geral, o comprimento dos guidões pode variar entre 735mm e 815mm.
Já a elevação, embora seja similar ao comprimento, está mais relacionada à ergonomia, ou seja, a altura do guidão que vai possibilitar ao piloto uma postura mais ereta durante a pilotagem.
A altura parte de uma área que começa na região de fixação da mesa e termina no final da área de controle. Em outras palavras, este critério parte, praticamente, do centro do guidão até as extremidades onde são posicionadas as manoplas e manetes. Nesta etapa, é possível projetar o guidão mais para trás ou mais para frente. A escolha vai depender da preferência de cada piloto.
A área de controle, que já mencionamos, além de possuir a região de fixação da mesa, também conta com o Sweep (que também podemos chamar de “curvatura”) e pode ser vista em forma de “L” pela lateral da ponta ao meio do guidão.
Atenção: é importante levar em conta a proporção da área da mesa antes de escolher o guidão, pois ela pode ter medidas variadas de circunferência nessa área, o que pode gerar um problema de incompatibilidade no caso de uma possível troca de uma das peças. Além disso, é aconselhável evitar fazer adaptações por conta própria, já que qualquer quebra ou até mesmo a soltura de um único parafuso pode representar riscos graves à vida.
Após se munir dessas informações, resta escolher o guidão perfeito para sua moto e arrasar nas trilhas!
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