Diferenças entre Tear-off e Roll-off
Quais as diferenças entre tear-off e roll-off?
Pra manter a sua segurança e a segurança dos outros pilotos, ter uma visão limpa da pista é essencial.
Mesmo que em uma trilha tranquila, quando joga lama na lente e não temos água para lavar, complica muito continuar acelerando.
Ou aquela lente nova que comprou e na primeira acelerada, bate uma pedrinha e faz aquele risco?
Por isso é fundamental ter um sistema que faça isso de maneira segura e prática. Dois acessórios são os principais para limpar a sua visão, o Tear-off e o Roll-off.
O que é tear-off?
Basicamente, o tear-off é uma película que vai na frente da lente dos óculos de motocross e que impede a sujeira de ficar na lente. Essa seria a melhor definição para o que é um tear-off.
Muito parecido com as viseiras extras que os pilotos de Formula 1 usam em seus capacetes, para evitar que qualquer tipo de detrito atrapalhe sua visão.

Fonte: Car and Drive
Porém, numa trilha longa ou numa pista com várias voltas, apenas um tear-off não faria muita diferença.
Existem dois tipos de Tear-off: o convencional e o laminado. A principal diferença entre eles é a composição e a espessura da película em sua construção.
Dependendo do modelo de óculos de motocross e a lente, ela já vem com pinos para a fixação do tear-off e é bom ficar ligado nesse ponto, afinal os pinos são muito importantes para a fixação do tear-off, independente do modelo.
O tear-off convencional se caracteriza por ser ligeiramente mais fino e com isso menos resistente aos impactos e atritos, tendo uma durabilidade menor. O ponto positivo, é que o tear-off convencional permite que mais folhas sejam utilizadas ao mesmo tempo. Claro, que quanto mais folhas em um tear-off convencional, a visibilidade vai sendo minimizada, se tornando mais fosca, então é sempre importante verificar quantas folhas o conjunto de lente e tear-off permitem de visibilidade clara para você pilotar.
Por sua vez, o tear-off laminado permite um menor número de folhas, por ser um pouco mais grosso. Deixa uma visibilidade menos fosca e tem uma durabilidade maior.
O tear-off convencional é mais prático, porém tem menos visibilidade. Já no tear-off laminado, a durabilidade é maior, usando menos lâminas, a visibilidade é ligeiramente melhor, mas a remoção é mais difícil pela espessura, além do preço que sempre é maior.

Fonte: Motocard
O que é roll-off?
O roll-off, um sistema relativamente novo, é considerado superior ao tear-off, especialmente no que se diz respeito à praticidade de uso, segurança e claro, sem prejudicar o meio-ambiente, apesar de muitas marcas estarem fabricando tear-off com propriedades sustentáveis, que se dissolvem.
O roll-off para óculos de motocross pode ser instalado em determinados modelos de óculos específicos de uma marca, ou seja, nesse sistema é necessário que haja compatibilidade de uso.
A construção do sistema de roll-off, nada mais é do que uma estrutura completa, com armação sobreposta na armação dos óculos de motocross, duas estruturas para bobinas, mud visor e película.
A armação é feita por encaixe sobre a armação dos óculos e com uma pequena fresta devido ao mud visor, que é uma estrutura semelhante à um canal que mantém a película ligeiramente longe da lente para que ela não encoste na lente e corra nas trocas.
Contando com a troca de película que vem da bobina, o sistema é acionado ao puxar um cordão que gira uma bobina, puxando a película, removendo a parte suja da película e enrolando ela no outro lado.

Fonte: Racer X
Qual o melhor?
Nesse caso, não tem uma resposta de qual o melhor sistema, mas sim, qual se encaixa melhor no seu orçamento e qual a sua necessidade, afinal, nem sempre a pista ou trilha tem tanto barro úmido.
Em geral, no enduro, o sistema de roll-off é muito importante pelo excesso de sujeira, como areia, barro e fuligem. O que vale é pesar a sua necessidade em relação à praticidade que você precisa com o custo no bolso, afinal, em todos esses sistemas, mais cedo ou mais tarde você precisará repor as bobinas ou lâminas.
Confira também o nosso último artigo: Quantas Marchas Tem uma Moto de Motocross?
Confira nossa linha de óculos e acessórios: https://www.brasilracingshopping.com.br/equipamentos-off-road/oculos
-

Bolsa Lateral Para Moto Ogio Saddle Bag 2.0 - Preto (Par)
Alforjes laterais Ogio Saddle Bag 2.0: Construídas para durar, as alforjes Ogio oferecem durabilidade e resistência. Com design aerodinâmico e sistema de montagem universal, são perfeitas para qualquer tipo de moto. Compre agora mesmo!
-

Bolsa De Equipamentos Ogio Rig 9800 Wheeled Bag - Blackout
A Bolsa OGIO RIG 9800 Wheeled Bag - Blackout é a solução ideal para transportar seus equipamentos com segurança e estilo. Robusta, espaçosa e com design inteligente, ela possui compartimentos dedicados para botas, capacetes, roupas e acessórios.
-

Bolsa De Equipamentos Ogio Rig 9800 Wheeled Bag - Le Blue Gray
A OGIO RIG 9800 Wheeled Bag - LE Blue Gray é a solução completa para transportar seus equipamentos com segurança e organização. Espaçosa, resistente e com design inteligente, ela possui compartimentos dedicados e rodas resistentes para facilitar suas viage
-

Joelheira Thor Sentinel
A Joelheira Thor Sentinel oferece máxima proteção e conforto para seus joelhos. Com design leve e ventilado, ela é perfeita para encarar qualquer trilha. Sinta-se seguro e pronto para a aventura! Parcele em até 12x sem juros!