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07/06/2023

Diferenças entre Tear-off e Roll-off

Quais as diferenças entre tear-off e roll-off?

 

Pra manter a sua segurança e a segurança dos outros pilotos, ter uma visão limpa da pista é essencial.

 

Mesmo que em uma trilha tranquila, quando joga lama na lente e não temos água para lavar, complica muito continuar acelerando.
 

Ou aquela lente nova que comprou e na primeira acelerada, bate uma pedrinha e faz aquele risco?

 

Por isso é fundamental ter um sistema que faça isso de maneira segura e prática. Dois acessórios são os principais para limpar a sua visão, o Tear-off e o Roll-off.

 

O que é tear-off?

 

Basicamente, o tear-off é uma película que vai na frente da lente dos óculos de motocross e que impede a sujeira de ficar na lente. Essa seria a melhor definição para o que é um tear-off.

 

Muito parecido com as viseiras extras que os pilotos de Formula 1 usam em seus capacetes, para evitar que qualquer tipo de detrito atrapalhe sua visão.

 

Fonte: Car and Drive

 

Porém, numa trilha longa ou numa pista com várias voltas, apenas um tear-off não faria muita diferença.

 

Existem dois tipos de Tear-off: o convencional e o laminado. A principal diferença entre eles é a composição e a espessura da película em sua construção.

 

Dependendo do modelo de óculos de motocross e a lente, ela já vem com pinos para a fixação do tear-off e é bom ficar ligado nesse ponto, afinal os pinos são muito importantes para a fixação do tear-off, independente do modelo.

 

O tear-off convencional se caracteriza por ser ligeiramente mais fino e com isso menos resistente aos impactos e atritos, tendo uma durabilidade menor. O ponto positivo, é que o tear-off convencional permite que mais folhas sejam utilizadas ao mesmo tempo. Claro, que quanto mais folhas em um tear-off convencional, a visibilidade vai sendo minimizada, se tornando mais fosca, então é sempre importante verificar quantas folhas o conjunto de lente e tear-off permitem de visibilidade clara para você pilotar.

 

Por sua vez, o tear-off laminado permite um menor número de folhas, por ser um pouco mais grosso. Deixa uma visibilidade menos fosca e tem uma durabilidade maior.

 

O tear-off convencional é mais prático, porém tem menos visibilidade. Já no tear-off laminado, a durabilidade é maior, usando menos lâminas, a visibilidade é ligeiramente melhor, mas a remoção é mais difícil pela espessura, além do preço que sempre é maior.

 

Fonte: Motocard

 

O que é roll-off?

 

O roll-off, um sistema relativamente novo, é considerado superior ao tear-off, especialmente no que se diz respeito à praticidade de uso, segurança e claro, sem prejudicar o meio-ambiente, apesar de muitas marcas estarem fabricando tear-off com propriedades sustentáveis, que se dissolvem.

 

O roll-off para óculos de motocross pode ser instalado em determinados modelos de óculos específicos de uma marca, ou seja, nesse sistema é necessário que haja compatibilidade de uso.

 

A construção do sistema de roll-off, nada mais é do que uma estrutura completa, com armação sobreposta na armação dos óculos de motocross, duas estruturas para bobinas, mud visor e película.

 

A armação é feita por encaixe sobre a armação dos óculos e com uma pequena fresta devido ao mud visor, que é uma estrutura semelhante à um canal que mantém a película ligeiramente longe da lente para que ela não encoste na lente e corra nas trocas.

 

Contando com a troca de película que vem da bobina, o sistema é acionado ao puxar um cordão que gira uma bobina, puxando a película, removendo a parte suja da película e enrolando ela no outro lado.

 

Fonte: Racer X

 

Qual o melhor?

 

Nesse caso, não tem uma resposta de qual o melhor sistema, mas sim, qual se encaixa melhor no seu orçamento e qual a sua necessidade, afinal, nem sempre a pista ou trilha tem tanto barro úmido.

 

Em geral, no enduro, o sistema de roll-off é muito importante pelo excesso de sujeira, como areia, barro e fuligem. O que vale é pesar a sua necessidade em relação à praticidade que você precisa com o custo no bolso, afinal, em todos esses sistemas, mais cedo ou mais tarde você precisará repor as bobinas ou lâminas.

 

Confira também o nosso último artigo: Quantas Marchas Tem uma Moto de Motocross?

 

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